domingo, 8 de maio de 2011

Gregor Johann Mendel


            Nasceu em Heizendorf, em 20 de julho de 1822, e faleceu em 6 de janeiro de 1884.
            Foi um monge agostiniano, botânico e meteorologista, também estudou física e ciências naturais na Universidade de Viena. Desde criança gostava de observar plantas, foi com essa curiosidade que Mendel começou a estudar o comportamento delas no jardim do mosteiro onde morava.
            Começou a notar que plantas da mesma espécie possuíam inúmeras características, e assim deu início aos seus estudos com cruzamentos de ervilhas para descobrir o porquê dessas variações.

Porquê ervilhas?
            São plantas de cultivo anual com características bem definidas, ocupam uma área pequena para plantio e já existiam no mosteiro de São Agostinho.
            
            Com seus estudos Mendel formulou duas Leis:

1ª Lei de Mendel:
            Mendel cruzou ervilhas estritamente verdes (AA) com ervilhas estritamente amarelas (aa), e como descendencia obteve ervilhas verdes porem com genótipo (Aa) ao invés de ervilhas verde-amareladas, com isso deduziu a segregação dos genes, ou a primeira lei de Mendel, que pode ser enunciada como:
“Cada caráter é determinado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas, indo um fator do par para cada gameta, que é, portanto, puro.”.
            A partir da primeira lei de Mendel é possível chegar às seguintes conclusões:
  • Cada característica é determinada por 2 genes ;
  • A primeira lei de Mendel é uma confirmação da meiose ;
  • A utilização da mesma letra ( AA e aa ) é justificado por serem genes alelos.

2ª Lei de Mendel:
            Mendel cruzou ervilhas estritamente verdes e rugosas (AABB) com ervilhas estritamente lisas e amarelas (aabb), obtendo a geração parental de ervilhas verdes e rugosas porém com genótipo (AaBb) e, em seguida, cruzou a geração parental entre si obtendo a geração F1 com os seguintes fenótipos/genótipos com as respectivas proporções:
  •   Verde e rugosa (AABB)/(AaBb) – 56,25%
  •  Verde e lisa (AAbb)/(Aabb) – 18,75%
  •  Amarela e rugosa (aaBB)/(aaBb) – 18,75%
  •  Amarela e lisa (aabb) – 6,25%
            As proporções fenotípicas também podem ser escritas como 9:3:3:1, com isso Mendel formulou sua segunda lei, a lei da segregação independente, que pode ser eninciada como:
“Os genes para dois ou mais caracteres são transmitidos aos gametas de forma totalmente independente , um em relação ao outro.”.
            Com o passar do tempo e o avanço no estudo da genética descobriu-se que a segregação independente postulada por Mendel só é válida para o caso em que os genes estejam localizados em cromossomos diferentes.
Por todos os seus estudos nessa área, Mendel foi chamado de “O Pai da Genética”, pois foi ele quem deu o primeiro passo na direção dessa nova ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário