segunda-feira, 30 de maio de 2011

Antoine Lavoisier

Antoine-Laurent Lavoisier, naturalista francês nascido em Paris (26/8/1743), estudou matemática, astronomia, química, física, botânica e geologia.


 Provocou uma reforma radical na linguagem da química através do "Tratado Elementar" - a terminologia/nomenclatura criada por ele para as substâncias químicas é semelhante à aquelas que usamos atualmente.


Filho de família nobre, foi educado de forma tradicional. Também foi formado em Direito, mas nunca exerceu a profissão: era fascinado pela ciência. Ganhou um prêmio, ainda na escola, ao iluminar as ruas de Paris.


Ele foi o fundador da química moderna, autor da conhecida Lei de Lavoisier: "Na natureza nada se perde, nada se cria; tudo se transforma".  Com essa frase Lavoisier definiu, baseado em reações químicas, a famosa lei da conservação da matéria.


Casou-se com Marie-Anne, uma garota belíssima, de apenas 13 anos - ela traduzia textos do inglês para o marido poder estudá-los e também ilustrou seus livros.
 Em 1768 ingressa na academia como coletor de impostos.


Com a Revolução Francesa, elege-se deputado suplente dos Estados Gerais. Em 1791 torna-se secretário do Tesouro francês.


É preso em 1793, no chamado Período do Terror, em que a Convenção persegue os coletores de impostos e fecha as academias de ciências, consideradas reacionárias.


Lavoisier foi condenado à morte na guilhotina e é executado no ano seguinte em Paris.




Referências:

- Educação - UOL

- Algo Sobre

Nenhum comentário:

Postar um comentário