sexta-feira, 24 de junho de 2011

Lynn Margulis

Lynn Margulis nascida em 5 de março de 1938, em Chicago, é bióloga (Licenciada pela Universidade de Chicago, graduada mestre pela Universidade de Wisconsin e doutorada pela Universidade da Califórnia, tornou-se, mais recentemente, uma eminente e reconhecida professora na Universidade de Massachussets, no Departamento de Geociências).
Membro da Academia Nacional de Ciências e consagrada com a National Medal of Science (1999), devido aos seus grandiosos estudos no ramo da ciência.

Foi casada várias vezes, uma delas com o conhecido astrónomo Carl Sagan e com ele teve seu filho Dorion Sagan, jornalista e escritor especializado em divulgação científica (observe que a família toda partiu para o ramo científico).

(Lynn Margulis)


Dentre os vários trabalhos e estudos desta cientista, destaca-se a Teoria da Endossimbiose (ou Modelo Endossimbiótico) que resumidamente define-se sugerindo que determinadas organelas tenham surgido na sequência de uma relação simbiótica estável entre diferentes organismos.
Por exemplo:

Esta teoria postula que os cloroplastos e as mitocôndrias (organelos celulares) dos organismos eucariontes (com um verdadeiro núcleo celular) têm origem num procarionte autotrófico – provavelmente um antepassado das cianobactéria atuais - que viveu em simbiose dentro de outro organismo, também unicelular, mas provavelmente de maiores dimensões, obtendo assim proteção e fornecendo ao hospedeiro a energia fornecida pela fotossíntese.








Lynn Margulis, também trabalhou sobre a Hipótese de Gaia no ano de 1972. A Hipótese de Gaia fora apresentada por James E. Lovelock, químico inglês e inventor. Na sua hipótese, Lovelock sustentava que a Terra era um organismo vivo e então Margulis especificou que a Biota terrestre (o agregado de toda a matéria viva do planeta) é habilitada para o crescimento e tem um metabolismo e uma interação química apropriada à manutenção da temperatura do planeta e para a composição atmosférica nos níveis desejáveis para a eclosão e a existência da vida na Terra.





Referências:











Nenhum comentário:

Postar um comentário