quarta-feira, 15 de junho de 2011

Leonardo di ser Piero da Vinci

Leonardo di ser Piero da Vinci, mais conhecido como Leonardo da Vinci, nasceu em 15 de abril de 1452, na pequena cidade que leva o seu nome - Vinci -, situada a 30km a oeste de Florença.
 Aos dezesseis anos, entrou para o ateliê do pintor Andréa Verrocchio, que lhe ensinou diversas técnicas artísticas: escultura, pintura, decoração e gravura. Aos vinte anos, Leonardo entrou para a companhia de Saint-Luc - a grande meta dos pintores -, mas permaneceu no ateliê de Verrocchio até 1476, foi nesta época em pintou seu primeiro quadro - A Madona (atualmente no Nova Pinacoteca, em Munique). 
Sua fama vinha em especial do seu gênio artístico e perito em engenharia militar. Poucos tinham conhecimento de sua dedicação à ciência. Redigiu notas, ilustradas com desenhos (seus célebres cadernos), para tratados de matemática, perspectiva, anatomia, óptica, mecânica, balística, fortificação, hidráulica e astronomia. Fez experiências em hidráulica e mecânica. Visionário, tentou aperfeiçoar uma máquina para voar.                         Ocupou-se de vários problemas astronômicos. Foi quem primeiro explicou corretamente o fenômeno da luz  cinzenta. Colocou, em evidência fatos favoráveis à hipótese de que a Terra girava ao redor do seu eixo de rotação, idéia que não era aceita em sua época.
Vamos lá pessoal, treinar um pouquinho o espanhol...


http://www.youtube.com/watch?v=Mqg-iLrACuY

Nenhum comentário:

Postar um comentário